sábado, 15 de novembro de 2008

aFREUDite

Apetece-me uma coisa exótica para o jantar … pensei cozinhar umas cambalhotas “au meunier” , envolvidas em cereja encapuçada e, para sobremesa, talvez uns profiteroles em cama de chantilly e chocolate. Mas os tempos são de crise, o linguado está caríssimo e o meu partenaire gastronómico está em Oxford, onde prepara uma tese, subordinada ao tema "comer e phoder até morrer"

Vou jantar ao “aFREUDite”, o único local que me permite extravasar este apetite voraz por metáforas …

O espaço é um regalo para os olhos e a ementa, um regalo para os sentidos.

Entre o prazer do estômago e o acender do desejo existe apenas o passo incontornável do instinto e ter uma receita com os ingredientes certos, não é suficiente, para além disso é necessário um dom.


"O olfacto deve chegar à essência daquilo que se tem entre mãos e a cozinha exige um verdadeiro acto de amor na confecção de cada prato. O gosto pela comida afrodisíaca tem mais a ver com o prazer de fazer amor do que pela comida em si.
Cada prato que sai das minhas mãos leva este instinto implícito, pois fui descobrindo ingredientes e especiarias que ajudam o "instinto" a libertar-se.


O objectivo da comida afrodisíaca é o de inundar os sentidos e cultivar o desejo, sendo que o hedonismo é necessário para tudo, tanto para comer bem como para amar bem. O prazer é maior quando as coisas acontecem no seu devido momento.


Na cama, o desejo chama-se "líbido" e na cozinha, "fome" .A líbido e a fome têm um aliado comum: a imaginação..."


1 comentário:

_JB_ disse...

Querida mana:
Deixo aqui o comentário que pedes, só para te fazer a vontade, porque o meu PC, comprado no Lidl, transformou as letras dos teus, sem dúvida, belos textos numa série de macacos hieroglíficos...
Mas gostei do aspecto gráfico do teu berloque, simples e escorreito, como tu. O RJ vai adorar, mesmo lá longe.
Obrigado por estares na minha vida.
3T